Brasília: onde ir?

Fomos à Brasília em uma viagem bem curta de dois dias, somente porque o Wallace tinha que receber uma menção honrosa da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), pelo trabalho que ele desenvolveu no doutorado dele. Já que estávamos lá para o evento, decidimos aproveitar para dar um passeio e conhecer alguns pontos da cidade.



Saindo do Aeroporto
A primeira opção é a de ir de táxi e gastar por volta de 40 reais na corrida. Mas estávamos em busca de algo mais barato, logo, pegamos um ônibus com destino ao centro da cidade. 

Existem duas opções de ônibus, o executivo e o urbano. 

O executivo ou linha 113 sai do aeroporto (em frente aos portões 4 e 5) e passa por alguns pontos, como:  eixo L, Esplanada dos Ministérios, setor hoteleiro norte e sul, centro de convenções e eixo W. O trajeto dura em torno de 30 minutos e custa R$ 12,00. Nesse ARQUIVO você pode ver os horários de saída do ônibus e preço (caso o valor seja atualizado).

Nós não pegamos o executivo e sim o urbano, que  é sem dúvida o meio de transporte mais barato para chegar ou sair do aeroporto. Existem algumas linhas de ônibus com ponto inicial no aeroporto de Brasília. A linha 11 (Aeroporto/L2Norte e rodoviária/Aeroporto) e a linha 30 (Aeroporto/ w3 sul e norte/ Aeroporto) praticamente fazem o mesmo trajeto saindo do aeroporto até o setor noroeste. Ambos custam R$2,50 ao passageiro. Para maiores informações sobre as linhas de ônibus e trajetos, use o site do DFTrans.

Onde ir?
Não conhecemos tudo na cidade, mas fomos no Planalto (mas não entramos), no Santuário Dom Bosco, no Pontão do Lago Sul e na Catedral de Brasília.
Todo o trajeto fizemos a pé, a não ser no Pontão, que pegamos um táxi para ir, e voltamos de ônibus. Há um ponto logo na saída que passa ônibus com direção à rodoviária.


  • Catedral de Brasília

Projetada por Oscar Niemeyer, a catedral foi o primeiro monumento a ser criado em Brasília. Sua pedra fundamental foi lançada em 12 de setembro de 1958. Teve sua estrutura pronta em 1960 e foi concluída e dedicada em 31 de maio de 1970. A catedral é uma estrutura hiperboloide construída a partir de 16 colunas de concreto, pesando 90 toneladas cada. Seus vitrais são de autoria da artista plástica Marianne Peretti. (Fonte: Wikipédia)




Para saber horário de missas e confissões, assim como demais informações sobre a catedral, acesse AQUI o site.

  • Santuário Dom Bosco

O Santuário Dom Bosco é uma das mais conhecidas Igrejas de Brasília e uma das imagens mais frequentes nos cartões-postais dessa cidade. Ocupa uma boa parte da Quadra 702 Sul, em posição bastante central no Plano-Piloto. Ele foi criado por Lúcio Costa, projetor de Brasília. 
Construído em homenagem ao padroeiro de Brasília, São João Belchior Bosco, o Santuário tem 80 colunas de 16 metros e é decorado por vitrais em 12 tonalidades de azul. No interior, um lustre de 3,5 m de altura, formado por 7.400 peças de vidro murano, simboliza Jesus, a luz do mundo. Portas produzidas em ferro e bronze, com baixos-relevos, lembram a vida de Dom Bosco. (Fonte: Wikipedia).
Vale muito a pena a visita no santuário, ele realmente é lindo!




  • Palácio do Planalto

Palácio do Planalto é o nome oficial do local de trabalho da Presidência do Brasil.[1] É o local onde está localizado o Gabinete Presidencial do presidente da República. O prédio também abriga a Casa Civil, a Secretaria-Geral e o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República. É a sede do poder executivo do Governo Federal brasileiro. O edifício está localizado na Praça dos Três Poderes em Brasília, tendo sido projetado por Oscar Niemeyer. O Palácio do Planalto faz parte do projeto do Plano Piloto e foi um dos primeiros edifícios construídos na capital. A construção do Palácio do Planalto começou em 10 de julho de 1958 e foi concluída em 21 de abril de 1960. (Fonte: Wikipédia).



Não chegamos a entrar no Palácio, por falta de tempo e porque não há visitações todos os dias. Porém, se você ficou interessado (a) em fazer uma visita guiada, acesse AQUI o site do Planalto e agende sua visita.

  • Pontão do Lago Sul

O Pontão do Lago Sul é um dos lugares para quem busca diversão e tranquilidade em Brasília. Considerado o maior centro de entretenimento e lazer da capital o Pontão do Lago Sul conta com ótima estrutura, bares, restaurantes além de uma bela visão para o Lago Paranoá. (Fonte: Sou de Brasília). 
O lago Paranoá é artificial e é formado pelas águas represadas do Rio Paranoá. Tem 48 quilômetros quadrados de área, profundidade máxima de 38 metros e cerca de oitenta quilômetros de perímetro, foi criado com o objetivo de aumentar a umidade em suas proximidades. (Fonte: Wikipédia).
É um excelente lugar para caminhar, curtir o por do sol, aproveitar a culinária nos restaurantes ao redor e desfrutar da natureza.





Qual o horário de funcionamento (entrada gratuita)?
Domingo a Terça – 07h a 00h
Quarta e Quinta – 07h a 01h
Sexta e Sábado – 07h a 02h

E você, já foi à Brasília ou é de lá? Nos ajude enviando dicas!

Comentários

  1. Olá pessoal, gostei muito do post sobre Brasília, a capital federal não tem muita coisa para ver, mas existem pontos muito interessantes. A torre de TV é um ótimo lugar para visitar. Morar aqui é ver a cada dia um por do sol mais incrível do Brasil. Ha informo ainda que tenho um blog com dicas de viagem. http://colinasdoiran.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela contribuição! Realmente deve ser um bom lugar para morar :)

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas